Publicado em: 20.08.2019

OAB Paraná lança Prêmio Professor Aloísio Surgik para reconhecer docentes de alto nível

Com o objetivo de incentivar a realização, aperfeiçoamento e disseminação de boas práticas docentes e de valorização profissional no âmbito da Educação Jurídica do estado, a OAB Paraná lança nesta terça-feira (20) o Prêmio Aloísio Surgik, em referência ao renomado jurista paranaense, que foi um dos grandes defensores da democratização do ensino superior jurídico. A iniciativa é coordenada pela Comissão de Ensino Jurídico, presidida por advogada Fernanda Schaefer Rivabem, e pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem, que tem Daniel Müller Martins como presidente.

Professores de Instituições de Ensino Superior e Instituições de Ensino Superior com interesse em se inscrever no Prêmio devem optar por uma entre quatro categorias, que são as seguintes:

ENSINO – pretende contemplar práticas desenvolvidas para melhora do Ensino do Direito, seja por meio do desenvolvimento de metodologia ou de material didático criativo e inovador;

PESQUISA – visando ao reconhecimento de práticas desenvolvidas para melhoria dos níveis da pesquisa nos cursos de Direito, tais como programas de monitorias, grupos de pesquisa e pesquisas aplicadas;

EXTENSÃO – voltada para as práticas desenvolvidas para promoção da interação entre sala de aula e a comunidade em que o curso está inserido.

VALORIZAÇÃO DOCENTE – específico para práticas de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, aplicadas para a formação, desenvolvimento, reconhecimento e valorização do profissional da Educação Jurídica.

As inscrições vão até 13 de setembro.

Para participar  inscreva-se aqui e encaminhe o projeto e demais documentos conforme regulamento ao e-mail: inscricoes.premio@oabpr.org.br. Dúvidas poderão ser enviadas para o mesmo e-mail.

O resultado será divulgado no dia 4 de outubro nos meios de comunicação oficiais da OAB-PR.

A cerimônia de premiação e apresentação das práticas vencedoras será realizada no dia 11 de outubro, no III Encontro Estadual dos Professores de Direito do Paraná.

“Confira o regulamento do Prêmio Professor Aloísio Surgik”

Sobre Aloísio Surgik

Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Aloísio Surgik começou sua carreira acadêmica em 1976, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele também lecionou na UFPR, no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), no Centro Universitário Internacional (Uninter) e na Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina. Graduou-se, ainda, em letras e filosofia.
Especialista em direito processual civil, teve como verdadeiras paixões a história do direito e, principalmente, o Direito Romano, matéria pela qual se tornou reconhecido e passou a ser referência. Foi autor de obras como “Lineamentos do Processo Civil Romano”, “Compêndio de Direito Processual Canônico” e “Viajando pela História – do Direito Romano ao Contemporâneo”.

Fonte: OAB-PR
Recomendar este Artigo por email